AO VIVO

Ao defender liberdade de imprensa associação de rádio e TVs tem conta do Instagram suspensa

De acordo com a AESP, a medida do Instagram é arbitrária e afeta a Constituição Federal

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS

Após a publicação de uma Nota de Repúdio que defendia a liberdade de expressão e exercício dos radiodifusores, a conta do Instagram da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) foi suspensa na última sexta-feira (30).

Em resposta a essa suspensão, a AESP emitiu um comunicado para repudiar a ação e esclarecer os fatos. De acordo com a associação, a justificativa dada foi a divulgação prévia de uma Nota de Repúdio, na qual se destacava a importância da pluralidade de opiniões e a garantia constitucional da liberdade de expressão e manifestação do pensamento, fundamentais para o jornalismo e para a construção do Estado Democrático de Direito. A AESP alegou que a nota anterior não fazia menção a nomes, não continha qualquer discurso incompatível com as leis brasileiras e, acima de tudo, mantinha um tom respeitoso.

De acordo com a AESP, a medida do Instagram é arbitrária, afeta a Constituição Federal. Mesmo a associação tenha procurando o Instagram para esclarecer a ocorrência, a plataforma não se pronunciou.

Em seu site a associação publicou que o advogado Walter Ceneviva, representante legal da AESP, considerou a suspensão da conta um equívoco. Ele observou que as redes sociais aparentemente carecem de mecanismos eficazes para distinguir abusos de mera liberdade de opinião e expressão. Ceneviva destacou a importância de buscar informações em fontes confiáveis, como emissoras de rádio, canais de televisão e sites afiliados à AESP.

A matéria publicada diz que o presidente da AESP, Luiz Arthur Abi Chedid, enfatizou a confiabilidade do rádio e da televisão como veículos de comunicação e expressou confiança nesses meios, ressaltando que estes são fundamentais liberdade de expressar suas opiniões, mesmo que de forma indireta.

O texto diz que Chedid também lamentou profundamente o ocorrido e reiterou o compromisso da AESP em defender os interesses do setor e a liberdade de pensamento., manifestando sua esperança de que essa situação seja resolvida de maneira satisfatória, destacando, mais uma vez, a importância da liberdade de imprensa.

nota publica aesp

Foto Divulgação

Com informações Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP)

Nota de repúdio Jovem Pan liberdade de expressao

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas