AO VIVO

Governo do estado assina termo do Pacto Nacional das Águas e anuncia venda de 800 milhões de créditos de carbono

Wilson Lima também continua com medidas voltadas ao combate do desmatamento e às queimadas ilegais

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Na manhã desta segunda-feira (5), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou a assinatura do termo do Pacto pela Governança da Água com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que preveem compromissos do poder executivo para melhorias do gerenciamento dos recursos hídricos no estado.

Na coletiva também foi anunciado que, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), será aberto a partir de hoje (5), o edital do Projeto Hedge, que visa nortear a comercialização de 800 milhões de toneladas em créditos de carbonos para empresas públicas e privadas.

Wilson Lima também assinou o termo com a continuidade da terceira etapa do Plano Estadual de Combate e Prevenção às Queimadas (PPCDQ) que, segundo ele, estão com trabalhos intensificados no sul do Amazonas por causa da estiagem e possuem apoio de órgãos e voluntários.

“A gente tem feito um trabalho de qualificação de guardas florestais e voluntários naquela região, isso é fundamental para ter mais braços e estruturas, e tornar mais efetiva a nossa ação”, declarou o governador.

Governança da Água

O Pacto de Governança das Águas, assume uma série de compromissos junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa juntar todas as iniciativas dos estados para aprimorar a gestão hídrica integrada do Brasil.

Durante a coletiva, o governador recebeu da diretora-presidente da agência, Ana Carolina Castro, em primeira mão, o lançamento de uma cartilha didática ‘Akauana’, destinada às crianças, que será incluída na grade curricular, segundo Lima, nos municípios, a partir do ano de 2024, juntamente com a cartilha Escola na Floresta.

“Quem quer ajudar o estado do Amazonas, faz como a ANA que está vindo aqui, está investindo o esforço e está criando condições para que a gente possa fazer a gestão dos nossos recursos hídricos”, salientou.

O governador também abordou as melhorias nos municípios do estado, onde mais de 250 mil famílias foram beneficiadas com sistemas simplificados de água potável, instalações de pias comunitárias e a preservação dos cursos dos igarapés em novas construções.

 

Desmatamento

Conforme Lima, o estado possui um avanço na redução de 51% da rede de desmatamento, tanto em áreas federais quanto estaduais. A média anunciada foi de janeiro a maio de 2023.

“Vale ressaltar que este é um trabalho que não pode ser feito pelo governo do estado, ele também é reponsabilidade do governo federal, dos municípios e da sociedade como um todo”, disse o ele.

Wilson Lima também disse que procurará trabalhar com as comunidades para garantir a proteção necessária à floresta. Investindo no sustento e na consciência da população sobre a importância da preservação.

“A gente tem que convencer essas pessoas que é muito mais interessante estar sob a atenção das pessoas que estão preocupadas com a proteção da floresta do que estar sob a guarda de quem desenvolve uma atividade do quem comete atividade irregular”, pontuou.

Segundo o governador o Amazonas, o estado tem a maior extensão de floresta contínua do planeta, sendo 97 % preservados.

“Nem um lugar do planeta tem tanta área preservada como nós temos aqui e esses 3% de área antropizadas são incluem cidades, plantações, pecuária e outras atividades econômicas”, explicou.

 

Foto: Pablo Medeiros

#Wilson Lima #Governo do Amazonas Desmatamento pacto nacional das águas proteção ambiental

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas