Imprensa internacional deu ênfase aos esforços de Zelensky e a ausência do presidente brasileiro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
PAÍS
Durante reunião da cúpula do G7, neste domingo (21), em Hiroshima, o presidente Lula demostrou sério mal estar qual a chegada do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O presidente ucraniano, notoriamente recepcionado pelas autoridades presentes, recebeu o cumprimento dos majoritários que se movimentavam em sua direção, o presidente do Brasil continuou de cabeça baixa, sem dar importância a sua chegada.
Em entrevista, Lula declarou que estava distraído em suas anotações e não percebeu a chegada de Zelensky.
“Eu estava rascunhando em um papel algumas ideias do meu discurso que eu acrescentei coisas de improviso no meu discurso. Eu estava anotando. Eu não vi nem a chegada do Zelensky”, declarou.
Outra situação embaraçosa foi o cancelamento da agenda entre os presidentes que, durante coletiva de imprensa, Zelensky afirmou a decepção por não ter se encontrado com o presidente do Brasil.
“Sobre as situações das minhas reuniões eu encontrei quase todo mundo, todos os líderes, e todos eles tinham suas agendas, então, eu acho que foi por isso que nós não pudemos nos encontrar com o presidente brasileiro”, disse.
Ao ser indagado pela imprensa se estaria desapontado, o presidente ucraniano ainda afirmou que Lula que estaria, provocando risos durante coletiva.
A imagem da mídia
A repórter, Motoko Rich, do jornal New York Times, publicou no domingo (21), a informação que que o presidente Lula é um “aliado próximo da Rússia”.
Na matéria ela observou a fuga de Lula, diante a tentativa do presidente ucraniano de agendar uma reunião bilateral.
“Zelensky continuou esses esforços no Japão, onde se encontrou com o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia, um país que aprofundou os laços econômicos com a Rússia à medida que os aliados da Ucrânia se distanciavam”, constatou a jornalista. “O presidente Lula, do Brasil, um aliado próximo da Rússia, também está em Hiroshima.”
Uma análise de publicações realizada pelo site Poder 360, dos principais jornais do G7 (formado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Itália e Japão) além da imprensa de países convidados, no período de 19 a 22 de maio, acenou para o mesmo histórico de que Lula evitou Zelensky.
Segundo a divulgação do site, os veículos deram ênfase à missão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em atrair o brasileiro e outros líderes emergentes à agenda de sua “fórmula da paz” para encerrar a guerra na Ucrânia.
Foto Evaristo SA/AFP/Louise Delmotte/POOL
Com informações Revista Oeste e Poder 360
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário