A solenidade de posse está marcada para esta terça-feira (6), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom e no canal do Youtube do TJAM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Nesta terça-feira (6), será realizada a cerimônia de posse da promotora de Justiça, Vânia Marques Marinho, ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A cerimônia está marcada para acontecer às 9h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom e no canal do Youtube do TJAM.
A sessão solene iniciará com a composição do Pleno e da mesa de honra virtual, com a presença do presidente do TJAM, desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que abrirá a cerimônia.
O secretário-geral de Justiça fará a leitura do termo de posse. Em seguida, Vânia Marinho prestará seu compromisso legal e assinará o termo. O desembargador Domingos Chalub também assinará o termo de posse.
Após as assinaturas, o presidente do TJAM irá declarar Vânia Marinho empossada no cargo de desembargadora.
Em seguida, o esposo de Vânia Maria será convidado para a troca de toga (vestimenta do magistrado). Neste momento, a empossada vai tirar a beca do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e colocará a toga do TJAM.
Os filhos de Vânia Maria serão convidados para fazerem a aposição da medalha e entrega do diploma do Mérito Judiciário à nova desembargadora.
Discursos
Após a solenidade de posse, serão convidados a discursar o desembargador Flávio Pascarelli, em nome do Poder Judiciário do Amazonas; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Grace Benayon; o subdefensor público-geral, Thiago Nobre Rosas; e o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Em seguida, a nova desembargadora Vânia Marinho fará seu discurso de posse, já com a medalha. Posteriormente, será realizado o pronunciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima. Na sequência, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Eustáquio Soares Martins também se pronunciará.
O último a discursar será o presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, que, após a execução do Hino Nacional, encerrará a sessão solene de posse.
Desembargadora
Vânia Marinho foi nomeada desembargadora do TJAM, no último dia 30 de março, pelo governador Wilson Lima. Ela atuava como promotora da 28ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude – Infracional. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialização em Legislação Ambiental, Direito Civil e Processo Civil e mestrado em Direito Ambiental Penal.
A promotora ingressou no MP em 1998, trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves, também na 44ª Promotoria de Justiça perante a 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal; na 18ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52ª Promotoria de Urbanismo.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário