MANAUS | AM O deputado federal do Amazonas Fausto Jr. (Cidadania-AM) afirmou, nessa quinta-feira (23), que irá subscrever o projeto de lei, de autoria do colega deputado Mário Frias (PL-SP), que proíbe a transição de gênero em menores de 18 anos e o uso de bloqueadores hormonais e procedimentos cirúrgicos. O parlamentar amazonense afirma que […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
MANAUS | AM
O deputado federal do Amazonas Fausto Jr. (Cidadania-AM) afirmou, nessa quinta-feira (23), que irá subscrever o projeto de lei, de autoria do colega deputado Mário Frias (PL-SP), que proíbe a transição de gênero em menores de 18 anos e o uso de bloqueadores hormonais e procedimentos cirúrgicos. O parlamentar amazonense afirma que o texto protege crianças e os adolescentes e que irá subscrever a medida.
“O PL do deputado Mário Frias protege nossas crianças e adolescentes – ou seja, menos de 18 anos – de realizarem tratamentos que interrompam seu desenvolvimento natural através de hormônios, evitando assim casos de imposição precoce da identidade de gênero”, declarou Fausto Jr.
Na avaliação do deputado, os jovens estão “aprendendo a problematizar” o próprio gênero nas escolas e nos ambientes virtuais e muitos entram em contato com uma “gama de classificações de gêneros diferentes”, ficando confusos.
“Essa confusão cheia de incertezas pode atrapalhar seu desenvolvimento, visto que se encontram num período extremamente vulnerável. E isso não pode ser ignorado”, relatou, nas redes sociais.
“Parabenizo o deputado Mário Frias. Esse projeto não tem apenas meu apoio, como também vou subscrevê-lo e trabalhar arduamente pela sua aprovação no Congresso Nacional. Conte comigo”, afirmou o Fausto Jr.
O projeto de lei do deputado federal e ex-secretário da Cultura do Governo Jair Bolsonaro (PL), Mário Frias, foi apresentado na Câmara dos Deputados no começo de fevereiro. O texto foi elaborado após uma reportagem do G1 indicar que há 280 menores de idade em procedimentos de transição no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), sendo 100 crianças entre os 4 e os 12 anos e 180 adolescentes de 13 a 17 anos.
“Importante ressaltar que o PL prevê a exceção aos casos de puberdade precoce, ou seja, nesses casos a criança pode seguir tomando a medicação de bloqueio”, escreveu Frias, nas redes sociais. “Nesse primeiro momento, a ideia é manter as proibições já previstas nas normas administrativas, porém, com força de lei”, continuou.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário