AO VIVO

Chefe da Missão do BID diz que resultados do novo Prosamin+ superam as expectativas

Gustavo Mendez afirmou que o avanço de 86% nas contratações das empresas, para execução das obras, corresponde ao que deveria ser alcançado entre dois e três anos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Executivos e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que integram a Missão de Arranque do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), se surpreenderam com o desempenho já alcançado, com a conclusão de 86% das contrações das empresas para execução das obras.

De acordo com o especialista em Água e Saneamento do banco e chefe da missão, Gustavo Mendez, “os resultados alcançados superaram as expectativas”. O executivo não poupou elogios para o planejamento do programa, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

Nos quatro dias de missão, entre segunda-feira (13/02) e esta quinta-feira (16/02), a equipe do BID discutiu e alinhou com os técnicos da UGPE o planejamento para os cinco anos de execução do novo Prosamin+. “Em resumo, temos um programa que tem um excelente planejamento. E a boa notícia, que eu nunca vi em outros programas, é que, do montante total do empréstimo e contrapartida, o Prosamin+ já tem contratadas as atividades relativas a 86% dos recursos. Isso é excelente, são boas notícias quando se está começando um programa”, avaliou Gustavo Mendez.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o programa avançou por determinação do governador Wilson Lima em antecipar a contratação das obras. “Antes mesmo da assinatura do contrato, o governador nos autorizou a fazer as licitações e, ao assinarmos, já estávamos com todas as quatro grandes obras licitadas”, explicou, ao lembrar que o reassentamento das famílias também está em curso e um residencial com 32 apartamentos já está em fase de conclusão, com recursos da contrapartida estadual.

Segundo Gustavo Mendez, o tempo normal para se chegar a esse percentual de contratação é de dois a três anos após o contrato assinado. “Temos um programa que tem um desempenho excelente nesse sentido. Portanto, nós aguardamos que tenhamos, ao longo dos próximos anos, um desempenho tranquilo e sem problemas”, completou o executivo, ao dizer que todos estão felizes com o resultado da missão.

As equipes do BID e da UGPE debruçaram-se sobre o planejamento das obras e das atividades que as acompanham, como as consultorias de supervisão, o trabalho técnico social e gerenciamento, assim como as ações de fortalecimento institucional. Também foi feita a atualização do plano de execução do programa, com seus devidos cronogramas.

Um dos objetivos da missão foi também avaliar a capacidade da UGPE para executar o programa. “Nós constatamos que a equipe é robusta, multidisciplinar e tem experiência suficiente. Estamos tranquilos, pois a UGPE tem uma excelente equipe, bem organizada e competente”, ressaltou Mendez. A missão, continua o representante do BID, também não previu riscos maiores à continuidade do programa pois, segundo ele, tem apoio político do governador, uma unidade executora competente, recursos do empréstimo e da contrapartida garantidos.

O Prosamin+ está em andamento em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul, com obras múltiplas de saneamento básico, urbanização, mobilidade urbana e habitação. Ao longo da execução das obras, serão reassentadas mais de 2 mil famílias que moram em áreas de risco de alagação, nas duas comunidades.

Ações de Gênero e Governo Digital

As inovações do programa também foram bem avaliadas pelos consultores, a exemplo das ações voltadas para gênero e diversidade. As atividades vão favorecer a inclusão das mulheres, não somente as que moram nas áreas de intervenção do programa, mas também em apoio às ações, nesse sentido, da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc). Incluem, por exemplo, a implantação de um Observatório de Gênero, para monitorar os índices de violência contra a mulher, no Estado.

O programa vai, ainda, apoiar as ações da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), na implantação do projeto Governo Digital. A proposta é melhorar os sistemas de gestão do Estado e a prestação de serviços ao cidadão.

Outra inovação é o projeto de manutenção de infraestrutura crítica focado na geração de emprego. O novo Prosamin+ vai destacar recursos para manutenção de obras em locais que fizeram parte de etapas mais antigas do programa, utilizando mão-de-obra das novas áreas de intervenção.

“Em resumo, temos um programa multisetorial e integral que vai melhorar a vida, de maneira significativa, da população que está na área de intervenção. Em especial, na Comunidade da Sharp, onde temos uma população vulnerável, que vai ser beneficiada”, ressaltou Gustavo Mendez.

(*) Com informações da assessoria

Foto: Tiago Corrêa – UGPE

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas