Corpo do político chegou à capital amazonense no fim da manhã desta quinta-feira, (16). Governador e o prefeito estiveram no velório que acontece no hall do Teatro Amazonas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Diversos políticos e personalidades do Estado foram ao Teatro Amazonas nesta quinta-feira, (16), para se despedir do ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes. O corpo do ex-chefe de Estado chegou à capital amazonense no fim da manhã de hoje. Entre os que estiveram na cerimônia, o governador Wilson Lima (União Brasil), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
O traslado do corpo do ex-governador foi feito de São Paulo para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, de onde seguiu para o teatro. A solenidade iniciou às 14h, sendo reservada para a família e autoridades.
O governador do Amazonas, Wilson Lima ressaltou a grandiosidade que foram as gestões de Amazonino, quando esteve à frente do comando do Amazonas, e disse que não poderia deixar de prestar sua homenagem ao político, que faz parte da história do Estado.
“Hoje nós estamos nos despedindo de uma das maiores figuras políticas do Estado do Amazonas. Sempre estivemos em campos políticos opostos, mas sem faltar com o diálogo e o respeito. E hoje eu venho aqui em reconhecimento a esse legado que fica, a tudo que o Amazonas construiu nas mãos de Amazonino Mendes”, declarou Wilson Lima.
O prefeito de Manaus, David Almeida, elencou todas as grandes obras feitas por Amazonino Mendes, entre elas, a construção da primeira Universidade do Estado do Amazonas (UEA), hospitais e também o famoso Bumbódramo em Parintins, onde acontece anualmente o festival folclórico dos bois bumbás.
“Você olha para Manaus, tem o Hospital 28 de Agosto, as grandes obras, a UEA [Universidade do Estado do Amazonas], as grandes avenidas, a transformação que ele fez na saúde, na educação. O Amazonino foi muito grande e penso que desde a democratização, desde o regime militar, ele foi a maior de todas as lideranças. Ninguém alcançou e conquistou tanto espaço quanto ele. Ele veio de uma escola do Gilberto Mestrinho, teve os méritos próprios, a luz própria e se tornou o governante com mais tempo à frente do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus”, enfatizou David Almeida.
Considerado como político de Amazonino Mendes, o senador Eduardo Braga (MDB) também falou com a imprensa sobre sua relação de mais de 40 anos com o ex-governador.
“Minha relação com o Amazonino já perdurava mais de 40 anos. Eu entrei na vida pública em 1982, como vereador e em 1983 o Amazonino foi nomeado prefeito de Manaus, pelo então governador, Gilberto Mestrinho. E desde então, tenho uma relação com ele, o legado que ele deixa será lembrado por todos”, destacou o senador.
Também estiveram presentes no Teatro Amazonas para se despedir de Amazonino, o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), o seu amigo e deputado estadual, Rozenha (PMB), o vereador Diego Afonso (União Brasil), Humberto Michiles, que compôs chapa de Amazonino como candidato a vice-governador nas eleições 2022, o presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, José Melo, também ex-governador do Amazonas, Wilker Barreto (Cidadania), secretários e também, familiares, entre eles, os filhos de Amazonino Mendes, Armando Mendes, e as filhas, Livia e Cristina Mendes.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário