AO VIVO

Parlamentares do AM compõem grupo que vai analisar Reforma Tributária na Câmara; confira

A Reforma Tributária é a principal pauta defendida pelo governo Lula e é vista como uma ameaça ao modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), divulgou, nesta quarta-feira (15), os nomes dos parlamentares que irão compor o grupo de trabalho de Reforma Tributária. Entre os 12 deputados federais indicados, três representam o Amazonas, são eles: Adail Filho (Republicanos), Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD).

Os parlamentares irão debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, que altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências. De acordo com o ato de criação do grupo, os deputados terão prazo de 90 dias para concluir suas atividades, contados a partir da publicação da medida, e prorrogáveis por igual período mediante solicitação da presidência da Câmara.

Ainda segundo o documento, a coordenação do grupo é do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e a relatoria é do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). “A critério do colegiado e visando à qualificação dos trabalhos, poderão ser realizadas audiências públicas e reuniões com órgãos e entidades da sociedade civil organizada, bem assim com profissionais, juristas e autoridades no estudo do objeto em debate no âmbito do grupo de trabalho”, estabelece o ato, em um parágrafo único.

Além dos deputados do Amazonas, o grupo é composto por quatro parlamentares de São Paulo: Ivan Valente (Psol), Jonas Donizette (PSB), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) e Vitor Lippi (PSDB); dois de Minas Gerais: Reginaldo Lopes (PT) e Newton Cardoso Junior (MDB); além de Aguinaldo Ribeiro (PP da Paraíba); Mauro Benevides Filho (PDT do Ceará); e Glaustin da Fokus (PSC de Goiás).

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é a principal pauta defendida pelo governo Lula desde os primeiros dias de 2023, quando iniciou a nova gestão. Tanto na Câmara e quanto no Senado, textos sobre o tema já tramitam em estado avançado e têm como uma das propostas extinguir a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A medida é encarada como uma “verdadeira ameaças” à Zona Franca de Manaus (ZFM). Na análise de especialistas, as propostas discutidas não garantem benefícios para a ZFM, cujo modelo econômico depende dos subsídios para ter competitividade nacional, já que as empresas se instalam na região – que é isolada logisticamente – em troca de isenção fiscal.

No ano passado, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), decretos de redução do imposto foram publicados e a redução chegou a ser de 35%. À época, analistas e políticos afirmavam que se tratava de um possível fim do modelo.

O site O PODER tenta contato com os deputados federais Adail Filho, Saullo Vianna e Sidney Leite para saber como os parlamentares vão articular com o grupo de Reforma Tributária da Câmara a fim de garantir os benefícios tributários da ZFM e a competividade da região em âmbito nacional.

Ações

No Amazonas, representantes do Estado já buscam ações para defender o modelo econômico ante uma possível exclusão de benefícios fiscais. Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), do Governo do Estado se reuniram, em Manaus, com membros do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate) para tratar da Reforma Tributária.

De acordo com o secretário da Sedecti e ex-deputado federal, Pauderney Avelino, o comitê vai trabalhar que já foi feito em gestões anteriores sobre o estudo da Reforma Tributária e propor o entendimento da atual gestão do Estado quanto às novas pautas defendidas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Confira, na íntegra. o ato de criação do grupo de trabalho aqui: Ato-do-Presidente-GT-Reforma

 

Texto: Bruno Pacheco | O Poder

Foto: Divulgação

 

 

#Amazonas parlamentares #Reforma Tributária

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas