Com o laudo, o governador afastado já solicitou retorno ao cargo
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
País |
A Polícia Federal concluiu a perícia no celular do governar do do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB). O relatório foi divulgado pela nesta quinta-feira (9) e leva à conclusão de que o político não se omitiu e nem foi conivente com as manifestações ocorridas na Capital Federal, em 8 de janeiro.
O relatório afirma que a “investigação não revelou atos do governador Ibaneis em mudar o planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do governo federal, ou mesmo de impedir a repressão dos avanço dos manifestantes durantes os atos de vandalismo”. Trechos do documento estão no jornal Correio Braziliense.
O laudo ainda listou conversas do governador com jornalistas, membros do Judiciário, do Congresso e integrantes do governo, além de seus advogados. Ao todo, 36 ligações foram recebidas e realizadas pelo governador afastado nos dias 07 e 08 de janeiro.
Celular liberado
Também nesta quinta-feira o STF liberou o celular de Ibaneis que estava apreendido para a realização da perícia.
A medida atende a um ofício encaminhado ao STF pelo delegado Raphael Soares Astini, da Polícia Federal. No documento, ele aponta que a perícia já teria extraído todos os dados dos aparelhos.
Em sua decisão, Moraes afirmou que não havia mais “interesse probatório” na manutenção dos aparelhos “nos autos”.
Com informações de Revista Oeste*
Foto: Renato Alves/Agência Brasil
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário