Frente Parlamentar será composta por parlamentares da Amazônia com apoio do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e governadores
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O vice-presidente da Câmara e deputado federal, Marcelo Ramos (PL), anunciou, nesta quarta-feira (24), ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em reunião com governadores e parlamentares da Amazônia, a oficialização da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pavimentação da BR-319. Na ocasião, Ramos também assinou contrato para obras nos aeroportos de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa.
“Anunciei agora ao ministro Tarcísio a criação da Frente Parlamentar, uma iniciativa dos oito deputados e três senadores do Amazonas, e apoiada pelas bancadas de Roraima, Rondônia, Acre e Mato Grosso. Trataremos, agora, das licenças e da busca de recursos em colaboração com Ministério para viabilizar uma ligação rodoviária da Amazônia com o País, que se mostrou imprescindível nesta pandemia.
Ramos referia-se às dificuldades logísticas para o envio de cilindros de oxigênio ao Amazonas, em crise recente de abastecimento do insumo, diante do recrudescimento da pandemia no Estado.
Já Tarcísio Freitas destacou que a frente parlamentar contará com todo o apoio do governo federal. Ele detalhou as providências para o início das obras, previstas para o segundo semestre deste ano, nos 457 quilômetros da rodovia que se encontram em situação crítica. “Devemos começar as obras nos primeiros 52 quilômetros deste trecho no segundo semestre, tão logo o Ibama conclua as licenças ambientais”, disse Freitas.
Homenagem Phelippe Daou
Marcelo Ramos sugeriu, ainda, que o trecho do meio da BR-319 receba o nome do jornalista Phelippe Daou, já falecido, que segundo ele, foi um dos maiores entusiastas da luta em defesa da pavimentação da BR-319. O ministro Freitas manifestou apoio ao que considerou “justa homenagem”.
Obras de aeroportos
O ministro Tarcísio Freitas e o deputado federal também assinaram parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para, em 1 ano e meio, entregar os aeroportos de Itacoatiara, Maués, Fonte Boa certificados para voos regulares de ATR. “Um marco para o interior do Amazonas. Agradeço todo empenho do ministro Tarcísio para estes pleitos do Amazonas”.
Também na reunião, o ministro da Infraestrutura lançou o programa ‘Voe Simples’, que flexibilizará as medidas regulatórias a fim de tornar burocratizado a operação do setor de aviação no Brasil. “Isso será fundamental para aumentar a rede de voos regionais no Amazonas e no Brasil”, finalizou Ramos.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário