AO VIVO
Economia - 24 de abril de 2022
Foto:

De janeiro a março, Amazonas teve mais de 180 mil novos eleitores entre 17 a 20 anos

Desse total, 20 mil têm idade entre 16 e 17 anos e 160 mil de 18 a 20 anos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estimular os jovens a tirarem o título de eleitor está surtindo efeito. No Amazonas, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de janeiro a março, foram registrados mais de 180 mil eleitores de 16 a 20 anos. Desse, 20 mil têm idade entre 16 e 17 anos e 160 mil de 18 a 20 anos. Já em nível nacional, o pleito ganhou mais de um milhão de novos eleitores jovens.

Um desses é o estudante de engenharia de produção Matheus Maia, de 18 anos. Para ele a eleição deste ano possui um grande significado, já que, será a primeira em que irá participar como eleitor.

“Quis entender mais sobre o assunto. Estou buscando sempre conhecer mais sobre a política para saber exatamente o que cada função representa. Mas confesso que esperava que mais jovens fossem se interessar pelo cenário atual do País”, destacou.

Na avaliação do cientista político Helso Ribeiro, o número poderia ser maior não fosse o distanciamento das propostas e linguagem da maioria dos políticos com os assuntos de interesse dos jovens.

“Os dados que nós temos mostram um desinteresse por parte deles. Grande parcela disso vem por conta da falta de compatibilidade entre o eleitorado mais jovem e as propostas oferecidas pelos candidatos, que geralmente não possuem nada em comum”, explicou.

Ainda segundo Helso, o fenômeno também é vista em relação aos eleitores idosos.

“Vale reforçar que esse desinteresse também está aumentando por parte dos eleitores de idades mais avançadas. O número de abstenções aumenta a cada eleição, o que reforça ainda mais o ‘cansaço’ dos eleitores pelos mesmos candidatos e por promessas não cumpridas”, completou.

Prazo

Neste ano, o cadastro eleitoral no Brasil segue até o próximo dia 4 de maio, que foi estipulado como data limite para os eleitores que possuem alguma pendência.

Para os eleitores que ainda precisam emitir a primeira via do título de eleitor, transferir documentos domiciliares ou regularizar algum conflito com a Justiça Eleitoral, podem acessar o site oficial do TRE e dar início ao autoatendimento pela internet.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

30/08
11:53

IMPUGNAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral solicitou a impugnação das candidaturas do Partido Liberal (PL) em Itamarati para as eleições de 2024, alegando descumprimento da cota de gênero de 30% para mulheres, conforme a Lei nº 9.504/97. O promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou que a não conformidade pode invalidar todas as candidaturas proporcionais do partido. O caso está agora sob análise da Justiça Eleitoral.

30/08
11:51

PENALIDADE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou Francisco Jesus da Costa Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Envira, em mais de R$ 13,6 mil por irregularidades em 2022, incluindo a contratação de um pregoeiro fora do quadro de pessoal e licitações com indicação de marca. Silva tem 30 dias para pagar ou recorrer. A atual gestão deve corrigir essas práticas e seguir as normas de contratação e fiscalização.

30/08
11:50

VOTAÇÃO DIFERENCIADA

Onze municípios do Amazonas terão horário de votação diferenciado devido ao horário oficial de Brasília. A votação iniciará às 6h e encerrará às 15h, diferenciando-se em duas horas do horário oficial nacional, conforme o artigo 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Os municípios são Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

28/08
16:49

VOLTA AO MUNDO

Em 2024, o presidente Lula percorreu 65,6 mil km em viagens internacionais, o que corresponde a mais de uma volta e meia ao redor do mundo. Após uma visita a Santiago, no Chile, onde foi vaiado, ele acrescentou 5,2 mil km à sua quilometragem. Lula não visitou a Argentina desde a eleição de Javier Milei, mas concentrou-se em países vizinhos como Colômbia, Paraguai, Bolívia e Chile. A quilometragem não inclui a viagem da primeira-dama, Janja, a Paris para as Olimpíadas.

 

Ver mais >>

Programas