Os casos que mais deram trabalho aos membros do MP Eleitoral foram as tentativas, por parte de candidatos, de obter votos de forma ilegal
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Com cerca de 74 promotores e promotoras mobilizados, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) esteve presente em todos os municípios do Estado cumprindo a missão institucional de fiscalizar a lei.
Casos de prisão de candidatos e de cidadãos comuns, confusão e ânimos exaltados em alguns municípios, calma e nenhuma ocorrência relevante em outros, as eleições municipais, deste domingo (15), foram, em sua grande maioria, pacíficas e dentro da ordem democrática.
Os casos que mais deram trabalho aos membros do MP Eleitoral foram as tentativas, por parte de candidatos, de obter votos de forma ilegal; pessoas que combinaram para pagar eleitores em troca do apoio na urna e que transportaram o eleitor de maneira ilegal.
Para receber as denúncias durante todo o horário de votação, o MP montou uma central organizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAOPE) junto da equipe da Ouvidoria.
Capital
Em Manaus, as 13 zonas eleitorais tiveram a atuação de promotores, mas nada de grave. Destaque para apreensões de material de propaganda que estavam sendo feitas ilegalmente no dia do pleito. A 37ª e a 2ª Zonas Eleitorais realizaram apreensões.
A promotora Sheyla Frota (37ª ZE) abordou candidatos que teimavam em fazer propaganda e o promotor Carlos Araújo (2ª ZE) representou contra dois candidatos que ‘derramaram’ grande quantidade de santinhos em locais de voto. Nas demais, denúncias foram apuradas, mas sem confirmação.
A Ouvidoria do MP, que ficou de plantão o dia todo, recebeu 135 denúncias. As demandas foram recebidas pelo Disque Ouvidoria (3655.0745), pela Linha Direta (0800 092 0500) e pelo formulário eletrônico obtido pelo acesso ao site.
Interior
Para atender a todos os municípios do interior do Estado, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) mobilizou promotores que atuam na capital, incluindo até os recém empossados, no último dia 30 de outubro.
Os municípios registraram os casos mais graves de crimes eleitorais. Como a prisão do prefeito de Tonantins, flagrado em esquema de compra de votos. Em Itacoatiara, um homem distribuía santinho com papelotes de entorpecentes, foi preso por tráfico pela polícia federal.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário