O deputado Sinésio Campos é o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia, da ALEAM, que investiga a empresa Amazonas Energia
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Sinésio Campos (PT), que está no município de Nhamundá, se manifestou por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira (20), a cerca dos serviços oferecidos pela Amazonas Energia, bem como os valores cobrados nas contas de energia e também a troca de medidores.
De acordo com o deputado, foi criada uma cartilha composta por leis estaduais e federais com o objetivo de resguardar o consumidor do Estado. “A empresa (Amazonas Energia) foi privatizada a R$ 50 mil e continua fazendo aberrações. Ao invés de investir na qualidade de serviço e no preço justo, tem agora um arsenal, um ‘exército’ de carros para cortar a energia e colocar contadores suspeitos”, disse ele.
Além disso, Sinésio garantiu que a CPI vai continuar em 2022. “A CPI da Amazonas Energia, que iniciou sob minha propositura em maio do ano passado, demonstra dia a dia que essa empresa está roubando a população, cobrando tarifas abusivas e prestando um serviço de péssima qualidade. A CPI vai continuar fazendo reuniões em itinerantes e vamos começar com no retorno da Assembleia e dia 2 já temos uma reunião na Cidade Nova”.
O deputado ressaltou, também, que está em uma comunidade no município de Nhamundá, onde desde agosto de 2021 chega a conta de luz, mas não chega energia. Ele pediu, ainda, para que a população “resista”. “Não aceite o abuso e desmando dessa empresa imoral e que presta um serviço de péssima qualidade para a população”, finaliza.
Nota
Em nota, a Amazonas Energia afirma que recebeu nesta quinta-feira (20), no auditório da sede da empresa, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, líderes comunitários para falar sobre o Sistema de Medição Centralizada (SMC) e “explicar os benefícios na melhoria do fornecimento de energia, a reunião foi composta pela equipe responsável pelo novo sistema, diretores e gerentes da companhia”.
Conforme a empresa, houve “uma abertura positiva os líderes comunitários” que apresentaram suas dúvidas e pontos importantes para esclarecimentos. “Além dos questionamentos, foram apresentados os procedimentos e orientações que antecedem à instalação do novo sistema, como avisos prévios e cabos de interligações”.
Segundo a Amazonas Energia, o SMC é uma das maiores inovações e tecnologia já produzida para o sistema elétrico. “Ele traz mais qualidade, segurança e transparência aos serviços de leitura e medição do consumo de energia. É a chamada medição inteligente, já adotada em vários países do mundo e em vários estados brasileiros. No Amazonas a implantação do projeto já beneficiou parte dos bairros: Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Nova Cidade, Parque Dez, Riacho Doce e Bairro da União”.
O SMC, é um novo sistema de medição que fica na parte superior do poste de energia, fazendo com que o consumo de energia seja medido remotamente, diretamente da central da distribuidora, sem a necessidade de que um leiturista vá até a residência para fazer a medição. O cliente vai acompanhar em tempo real todo o seu consumo através de um terminal de leitura na sua residência, e que ficará instalado no mesmo lugar onde ficava o antigo medidor.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário