Obra atende demanda da população local e contou com investimentos de R$ 1.050.126,80
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus|Am
O governador Wilson Lima inaugurou, neste domingo (07/11), a rampa de acesso e o porto flutuante da comunidade de Itaubal, situados no rio Arari, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A obra, que contou com aporte financeiro de R$ 1.050.126,80, facilitará a atracação de embarcações e beneficiará diretamente os moradores locais e de outras 240 comunidades do entorno com a movimentação na economia e escoamento da produção rural.
“A gente dá mais um passo importante porque estamos fazendo a entrega de uma obra que verdadeiramente muda a vida das pessoas. Esse é
um porto que vai ajudar não só as pessoas da comunidade Itaubal, mas também das comunidades que estão próximas, que fazem parte do rio Arari”, pontuou o governador.
Estiveram presentes na inauguração o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, deputados estaduais Sinésio Campos e Cabo Maciel e os vereadores de Itacoatiara Júnior Galvão, Cheila Moreira, Neguinho da Z-13, Nei Nobre, Renata Tenório, Richardson do Mutirão e Dr. Totti Adiel.
A obra, coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), realizou serviços de terraplanagem, construção da rampa de concreto, depósito e píer flutuante, previsto no contrato, atendendo demanda antiga da comunidade, que sofria com as condições precárias do local improvisado para embarque e desembarque. Ao todo, serão beneficiadas com a estrutura mais de 240 comunidades situadas no rio Arari.
A construção do porto flutuante facilitará o acesso e permitirá a atracação de embarcações. Além disso, o espaço entregue impactará positivamente também a economia daquela localidade, uma vez que favorecerá o escoamento da produção, e permitir, ainda, melhor condição de deslocamento para a população.
“Eu agradeço a Deus em primeiro lugar e ao Governo que fez esse porto aqui para a gente. A estrutura de antigamente era de péssima qualidade. Não tinha como a gente descer para escoar a produção. Hoje estamos vendo uma coisa de mais qualidade”, disse o morador da comunidade, José João de Carvalho.
Estrutura
O abrigo construído em alvenaria será usado como depósito para armazenar os insumos dos produtores rurais, que inúmeras vezes, em momentos de chuva acabaram perdendo seus produtos pela falta de abrigo. Na rampa de acesso foi construída uma escada para facilitar a circulação de passageiros e também permitirá o acesso ao porto flutuante.
Setor primário
A comunidade de Itaubal é responsável por grande parte da produção de banana, abacaxi, farinha e pescado consumidos na cidade de Itacoatiara. A construção terá impacto positivo diretamente neste setor, que agora terá condições melhores para o escoamento da produção.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário