O GT está trabalhando de forma presencial no atendimento dos casos em que o cidadão não conseguiu emitir o documento diretamente no site do TJAM
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Oito servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) integram um Grupo de Trabalho Provisório que atuará, de forma presencial, na emissão de certidões negativas para fins eleitorais (2º Grau) e, desta forma, atender ao cidadão que necessita deste documento para o registro de candidatura, mas não conseguiu obter por meio do site do tribunal.
De acordo com a Portaria nº 1.892, de 17/9/2020, que instituiu o GT, haverá um esforço concentrado com a finalidade de agilizar a emissão dessas certidões, que vinham sendo disponibilizadas por meio de um link na página do TJAM, criado para reduzir custos operacionais, tornar mais célere a prestação do serviço, além de atender as recomendações sanitárias de distanciamento social para combater a propagação da Covid-19.
O grupo atuará no período de 17/9/2020 a 26/9/2020, inclusive nos finais de semana e feriados (se houver), na sede do TJAM, em Manaus – Edifício Arnoldo Peres, Av. André Araújo, bairro do Aleixo, no horário de 8h às 18h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 99395-9780, ou no e-mail gilmar.lima@tjam.jus.br .
Emissão
A solicitação e emissão das certidões de 2.º Grau continuam sendo feitas no portal do Tribunal de Justiça, pelo link ou, ao acessar o site, escolher Menu > Pedido de Certidão > Certidões 2º Grau.
“A medida objetiva facilitar o atendimento tanto aos candidatos da capital quanto os do interior do Estado do Amazonas, os quais precisariam se deslocar para Manaus a fim de solicitar o documento. Dessa forma, contribuímos, ainda, com a diminuição de custo para o jurisdicionado; com a economia de matéria-prima utilizada na confecção das certidões, como papel, tinta de impressora, entre outras; e ainda evitamos a aglomeração de pessoas, principalmente nesse momento de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19”, ressaltou Gilmar Cruz de Lima, chefe do Setor de Certidão, Reprografia e Autenticação de Documentos do 2º Grau do TJAM e que integra o Grupo de Trabalho.
Desde março, em virtude da pandemia da covid-19, as atividades do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas vêm sendo realizadas em sistema de home office (de maneira remota). Gilmar Lima explica que, em virtude disso, o serviço de expedição das demais certidões – como ‘Nada Consta’; ‘Narrativas’; ‘Militância’ e ‘Trânsito em Julgado’ –, deve ser solicitado através de requerimento, via e-mail institucional gilmar.lima@tjam.jus.br ou, ainda, pelo telefone e WhatsApp, (92) 99395-9780.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário