Moderna estrutura é resultado de convênio firmado entre o Governo do Amazonas e a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (25/11), o Barco Hospital São João XXIII, construído para realizar atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas. A embarcação, que será inaugurada em dezembro, terá serviços prestados pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus em uma estrutura moderna de assistência.
“Nós fazemos questão de participar do projeto. Um espaço dotado de centro cirúrgico, cirurgias gerais, de oftalmologia, de odontologia, consultórios. Nós vamos ter um grande avanço e um grande salto no interior com uma estrutura dessas”, afirmou Wilson Lima.
Acompanhado das equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e das associações e órgãos envolvidos na ação, o governador Wilson Lima conheceu as instalações do barco. O projeto é uma parceria entre o Governo do Amazonas, Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT-AM).
O representante da entidade, frei Alberto Medeiros, reforçou a necessidade da embarcação para o atendimento das comunidades da região amazônica. O projeto foi criado em 2020 pela Fraternidade São Francisco de Assis, a qual possui mais de 70 obras em benefício de grupos em situação de vulnerabilidade social por todo o Brasil.
“É um barco que vai ajudar e atuar junto às regiões ribeirinhas e regiões indígenas, desde atendimentos clínicos até as cirurgias gerais. A partir do momento em que o Governo do Estado firma essa parceria, é um serviço que será garantido para toda população da região amazônica”, disse o frei Alberto Medeiros.
“Todos os recursos foram revertidos pelo MPT em decorrência de processos judiciais e é importante agora que o estado do Amazonas participe também, juntamente com a associação e o Ministério Público do Trabalho”, destacou o procurador do MPT, Jorsinei Nascimento.
Estrutura
O Barco Hospital São João XXIII é a terceira unidade da Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus. As outras duas estão sediadas em Óbidos, no Pará, atendendo comunidades ribeirinhas do estado. O atendimento está previsto para alcançar todas as calhas do Amazonas e será realizado por meio de expedições definidas pela SES-AM com duração de até sete dias.
O barco que atenderá o Amazonas prestará os mesmos serviços de saúde preventivos, laboratoriais, ambulatoriais e até cirúrgicos, além de serviços odontológicos voltados exclusivamente para as populações indígenas e ribeirinhas do Amazonas. Mais de 80 profissionais de saúde voluntários serão alojados para atender os pacientes com uma previsão de atendimento de 200 pessoas por dia.
“A SES está firmando um convênio com a associação para que possamos fazer um repasse mensal e garantir que as calhas sejam atendidas. O governador solicitou que todas as providências fossem tomadas para que o convênio existisse e estamos acompanhando as instalações dos equipamentos há alguns meses, fazendo planejamento logístico junto com a associação”, pontuou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
A unidade hospitalar possui 14 leitos, sendo dez leitos de internação de clínica e cirúrgica e quatro para recuperação pós-anestésica. O local também conta com salas cirúrgicas equipadas para oftalmologia, videocirurgia, ultrassom, mamografia, raio-x, eletrocardiograma, posto de enfermagem, farmácia, sala de coleta e triagem.
Há também as estruturas de áreas comuns, como banheiros, elevador, cozinha, camarotes e salas administrativas. Para apoio, o barco hospital vai dispor de duas ambulanchas para a remoção e triagem nas expedições, além de possíveis encaminhamentos de urgência para alta complexidade.
Leia mais: Wilson Lima lança ‘Dia D’ contra a dengue no Amazonas durante 18ª edição do Governo Presente
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário