Desembargador João Simões determinou a prisão após alegadas ofensas ao relator do caso de Adail Pinheiro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, ordenou a detenção do advogado Raione Cabral Queiroz, acusado de insultar a corte após a decisão do julgamento da candidatura de Adail Pinheiro nas eleições de 2024, nesta quinta-feira (21).
O advogado Raione Cabral, se pronunciou nas redes sociais após ter recebido ordem de prisão no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), acusado de insultar o relator do processo, Juiz Cássio Borges, na ocasião do referido julgamento.
Raione disse no vídeo que não retira as palavras proferidas. “Estou aqui ainda no TRE-AM, na sala da OAB, após a ordem do presidente do Tribunal em pedir para me deter, após eu ter dito que o relator do processo Dr. Cássio Borges envergonha a Justiça do Amazonas. Não retiro uma vírgula. O Dr. Cássio Borges atuou como se fosse o advogado de defesa de Adail Pinheiro envergonha a Justiça amazonense”, afirmou.
O incidente ocorreu enquanto a Corte, por 4 votos a 2, decidiu manter o registro de candidatura de Adail Pinheiro, eleito prefeito de Coari para os próximos quatro anos no último pleito.
Vídeo da sessão do TRE-AM
O MPF e o TCU investigam denúncia de contratação de funcionários fantasmas na Embratur, presidida por Marcelo Freixo. A denúncia alegou que pelo menos 30 pessoas foram contratadas sem cumprir funções, com salários de até R$38 mil. O ministro do Turismo, Celso Sabino, demitiu cinco pessoas enquanto o presidente da Embratur negou irregularidades, defendendo o trabalho efetivo da autarquia.
O governador Wilson Lima destacou a importância da união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na regularização fundiária do Amazonas, durante a abertura do 94º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça (Encoge) e 6º Fórum Fundiário Nacional, no Teatro Amazonas. Lima enfatizou o avanço das políticas habitacionais e a entrega de mais de 5 mil títulos definitivos de terra. Durante o evento, ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) definiu a diplomação de prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes de Borba para o dia 27 de novembro. A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos para a posse. O prefeito eleito em 2024 foi Toco Santana (Republicanos).
O juiz Roesberg de Souza Crozara anulou seis leis de 2015 que permitiram a doação irregular de imóveis públicos em Nova Olinda do Norte. A decisão, baseada em ação do Ministério Público do Amazonas, apontou desvio de finalidade e violação dos princípios legais. Os imóveis voltarão ao patrimônio municipal, mas o juiz rejeitou a condenação por improbidade administrativa, alegando falta de dolo. A denúncia foi feita pelo ex-vereador Luiz Bernardo Ferreira Pinto.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) alcançou um índice de 99,06% e garantiu, pelo segundo ano consecutivo, o nível “Diamante” no Radar Nacional da Transparência Pública. A avaliação foi realizada pela Atricon, que analisou a transparência de 7.370 instituições públicas. O TJAM se destacou em áreas como planejamento, despesas, obras e ouvidoria, ficando mais de 35 pontos acima da média nacional.
Deixe um comentário