AO VIVO

MPF-AM recomenda suspensão de atividades administrativas e executivas da BR-319

De acordo com o MPF-AM, o não atendimento da recomendação acarretará na responsabilização dos destinatários e aos dirigentes por meio judicial ou extrajudicial

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) fez uma recomendação para que sejam suspensas todas as medidas administrativas e executivas em andamento na Rodovia BR-319. O órgão fez um pedido de construção imediata e de caráter emergencial, de um plano de proteção, monitoramento e fiscalização dos territórios tradicionais (indígenas, ribeirinhos, extrativistas, com regularização fundiária completa ou não) com potencial de impacto na rodovia que liga Manaus a Porto Velho.

De acordo com ofício assinado pelos procuradores da República, Igor da Silva Spíndola, Rafael da Silva Rocha, Fernando Merloto Soave e Ana Carolina Haliuc Bragança, a suspensão das medidas administrativas e executivas são voltadas especialmente para o Lote C (quilômetros 117,8 a 250) e ‘Trecho do Meio’ (250 a 655,7 quilômetros)

O documento foi encaminhado para o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim; para o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Antônio Filho; para a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier; para o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo da Silva; para o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fernando Lorencini; para o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente e para o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.

Ainda conforme o ofício do MPF-AM, o não atendimento da recomendação acarretará na responsabilização dos destinatários e aos dirigentes por conduta comissiva  ou omissiva, sujeitando-se a consequente medidas judiciais  extrajudiciais.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas