A pesquisa da Quaest, realizada no mês passado, mostrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma influência maior nas eleições municipais deste ano em comparação com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nove das vinte e uma capitais pesquisadas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A pesquisa da Quaest, realizada no mês passado, mostrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma influência maior nas eleições municipais deste ano em comparação com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nove das vinte e uma capitais pesquisadas. As capitais onde Bolsonaro tem maior influência são Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Maceió, Porto Velho, Rio Branco e Rio de Janeiro. Lula tem maior influência em Recife, Fortaleza e Salvador. Em outras nove capitais, há empate técnico entre os dois líderes: Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis (empate no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais), Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo e Porto Alegre.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou que esses resultados são semelhantes aos das eleições de 2022, quando Bolsonaro também teve forte presença em várias capitais. No Nordeste, Lula tem maior influência em Fortaleza, Salvador e Recife, enquanto Bolsonaro tem maior influência em Maceió, com empates técnicos em Aracaju e João Pessoa.
A influência de Bolsonaro e Lula varia entre as regiões do Brasil. No Sudeste, Bolsonaro lidera no Rio de Janeiro e há empates técnicos em Belo Horizonte, São Paulo e Vitória. No Sul, Bolsonaro lidera em Curitiba e Florianópolis, com empate técnico em Porto Alegre. No Centro-Oeste, Bolsonaro domina em Cuiabá e Campo Grande; dados para Goiânia ainda não estão disponíveis. No Nordeste, Lula lidera em Fortaleza, Salvador e Recife, enquanto Bolsonaro lidera em Maceió, com empates técnicos em Aracaju e João Pessoa. No Norte, Bolsonaro tem maior influência em Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista, com empates técnicos em Macapá e Belém; Palmas ainda não tem dados disponíveis.
Comparando com dados de julho de 2023, a pesquisa revelou algumas mudanças na influência de Lula e Bolsonaro. Em Belo Horizonte, a influência de Bolsonaro caiu de 31% para 25%, enquanto a de Lula subiu de 21% para 23%, resultando em empate técnico. Em Campo Grande, a influência de Lula caiu de 30% para 19%, enquanto a de Bolsonaro aumentou de 30% para 34%. No Rio de Janeiro, a influência de Lula caiu de 23% para 19%, e a de Bolsonaro subiu de 26% para 27%. Em São Paulo, a influência de Lula caiu de 29% para 26%, e a de Bolsonaro variou de 20% para 21%, resultando em empate técnico.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário