AO VIVO
Legislativo - 21 de agosto de 2024
Foto: Divulgação

Rodrigo Guedes denuncia assédio moral a professores da rede pública na CMM

Vereador critica pressões políticas sobre educadores e chama atenção para uso eleitoral de escolas municipais

Por: Andreza Miller
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Durante o pequeno expediente desta quarta-feira (21/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) fez duras críticas ao que descreveu como uma prática de assédio moral e político dentro das escolas públicas municipais. Em sua fala, Guedes denunciou que professores estariam sendo pressionados a apoiar o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e outros vereadores, inclusive com a promessa de gratificações.

“Os professores que estão apoiando o prefeito de Manaus estão ganhando uma gratificação, é porque estão sendo obrigados. Nunca na cidade de Manaus aconteceu tanto assédio moral político e eleitoral aos profissionais da educação”, afirmou o vereador, que ainda destacou que esses profissionais estão sendo forçados a participar de eventos políticos e a postar apoio em suas redes sociais.

Guedes denunciou a existência de um esquema na administração pública municipal, onde vereadores teriam controle sobre distritos escolares, indicando diretores que, por sua vez, seriam forçados a fazer campanha para seus padrinhos políticos. “Estão aparelhando a educação pública municipal. Está dividido: um vereador tem um distrito e outro vereador tem outro distrito. Ele é o dono desse distrito”, afirmou.

Segundo o parlamentar, os professores estariam “massacrados nas escolas públicas municipais” para que declarassem apoio ao prefeito e a vereadores. Guedes defendeu a criação de uma comissão para visitar as escolas e impedir que essa “pressão moral, assédio moral” continue. “Professor não é massa de manobra. Professor e profissional da educação não podem ficar com faca no pescoço, com uma arma na cabeça, sendo pressionados a postar nas redes sociais elogiando e participando de eventos”, ressaltou.

O vereador também mencionou a questão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sugerindo que os resultados satisfatórios de Manaus estariam sendo usados politicamente, sem que se leve em conta a verdadeira contribuição dos educadores. “Se Manaus obteve resultado satisfatório no ranking do Ideb, primeiro que teve uma estratégia. A gente precisa falar que não é culpa dos professores, mas da administração pública municipal, que tem forçado os diretores a assinarem um documento de que o índice de aprovação tem que ser 99%. Ou seja, ninguém pode reprovar”, concluiu.

Rodrigo Guedes destacou, contudo, que os méritos dos resultados no Ideb não podem ser desconsiderados: “Mas não dá para tirar o mérito dos nossos profissionais na área da educação”, finalizou.

#CMM #Rodrigo Guedes

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

14/01
16:42

RENOVAÇÃO CONTRATO MANAUSCULT

A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.

14/01
16:40

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).

14/01
16:39

PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.

10/01
20:00

POSSE TJAM

O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.

Ver mais >>

Programas