AO VIVO
Poder Judiciário - 24 de abril de 2024
Foto: Reprodução

OAB entrega PEC ao Senado para garantir sustentação oral nos tribunais após proibição de Moraes

Betto Simonetti, presidente da OAB, anunciou nas redes sociais a entrega ao Senado Federal do texto da PEC que busca garantir à advocacia o direito de fazer sustentação oral nos tribunais, incluindo o STF

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Betto Simonetti, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (24) para anunciar a entrega ao Senado Federal do texto da PEC, que visa garantir à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nós acabamos de entregar, representando a advocacia brasileira, sobretudo os presidentes excepcionais, as presidentes excepcionais, os conselheiros e as conselheiras federais, o nosso texto de proposta de uma PEC que irá alterar o artigo 133 da Constituição, de forma a garantir a todo advogado e advogada brasileira o direito de promover as sustentações orais no espaço e no tempo que nos devem ser designados”, afirmou Simonetti.

Recentemente, advogados pediram para fazer sustentação oral na 1ª turma do STF, mas Alexandre de Moraes negou. Após isso, em um evento da OAB, Simonetti criticou a proibição e disse que a Ordem buscaria o Congresso para garantir o direito dos advogados.

Nesta quarta-feira, em audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também foi tratada a questão do Projeto de Lei Complementar (PLC) 80, que garante a presença obrigatória da advocacia nas mediações realizadas nas estruturas do Poder Judiciário, em especial nos Centros de Conciliação (CEJUSCs), para que o jurisdicionado possa contar sempre com a orientação jurídica de seu advogado.

“Importantíssima a audiência de hoje, porque também recebemos o apoio do presidente do Senado para aprovação do PLC 80. Já foi aprovado na Câmara, com aprovação do Senado, há de se tornar lei e garantir o que diz o artigo 133 da Constituição Federal, que é a imprescindibilidade da participação da Advocacia no sistema de justiça”, mencionou o vice-presidente da OAB, Rafael Horn.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/12
20:03

WILSON LIMA VEREADORES

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.

19/12
20:02

POSSÍVEL NEPOTISMO

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.

19/12
20:02

AVALIAÇÃO POSITIVA LULA

Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.

19/12
20:01

SUSPENSÃO CONCURSO BARCELOS

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.

18/12
19:42

DIPLOMAÇÃO PREFEITA MAUÉS

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.

Ver mais >>

Programas