Desta forma, Mateus Assayag é oficialmente o pré-candidato a prefeito de Parintins com as bênçãos de Omar Aziz e com o apoio de Bi Garcia, que está no segundo mandato e não pode concorrer a mais uma reeleição
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O prefeito do município de Parintins, Bi Garcia, e o vereador da cidade, Mateus Assayag, se filiaram ao Partido Social Democrático (PSD) no Amazonas, do senador Omar Aziz.
Desta forma, Mateus Assayag é oficialmente o pré-candidato a prefeito de Parintins com as bênçãos de Omar Aziz e com o apoio de Bi Garcia.
Estiveram presentes no ato político o deputado federal Saullo Vianna; o presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia; o secretário de Produção e vereador licenciado, Tião Teixeira; e os vereadores Telo Pinto, Vanessa Gonçalves, Cabo Linhares, Fernando Menezes, Naldo Lima e Afonso Caburi.
Mateus Assayag deixou o Partido Liberal (PL).
Essas movimentações acontecem após o governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil no Amazonas, ter iniciado importantes articulações no cenário político em Parintins, no interior do estado, em razão das eleições de 2024. Ele pôs no comando do União Brasil no município a principal opositora do prefeito Bi Garcia, a vereadora Brena Dianná. Como consequência direta dessa ação, Bi Garcia perdeu o comando da legenda e resolveu se desfiliar do partido. Brena deve ser a candidata do governador para a prefeitura do município.
Bi Garcia está no segundo mandato e não pode concorrer a mais uma reeleição.
Politicamente, ele e Wilson Lima seguem direções opostas. Em 2022, o prefeito da Ilha Tupinambarana apoiou Eduardo Braga (MDB) para o governo do Estado.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.
A Manauscult renovou um contrato de R$ 2,6 milhões para a locação de um container por seis meses, com validade até junho de 2025. O contrato, firmado pelo secretário Jender Lobato, atende às demandas de eventos coordenados pela fundação, embora o uso exato do item não tenha sido detalhado.
O prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Fernando Fontes Vieira (PL), anunciou nesta segunda-feira (13) o início do processo de reestruturação do município, diante dos problemas deixados pela gestão anterior da ex-prefeita Patrícia Lopes (União).
Multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o ex-candidato a prefeito de Coari, Raione Cabral (Mobiliza), foi penalizado por veicular propaganda eleitoral antecipada. Movida pelo pela coligação “Coari Rumo ao Futuro”, a ação do então candidato Adail Pinheiro (Republicanos), foi publicada no Diário de Justiça Eleitoral.
O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ao lado de Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente, para o biênio 2025/2026, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
Deixe um comentário