A solenidade de posse de Eunilton Alves Peixoto, Nilo da Rocha Marinho Neto e Michael Matos de Araújo, enquanto juízes do TJAM, ocorreu nesta segunda-feira (28), de forma virtual
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
Os magistrados Eunilton Alves Peixoto, Nilo da Rocha Marinho Neto e Michael Matos de Araújo tomaram posse, nesta segunda-feira (28), como juízes substitutos de carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
Eunilton, Nilo e Michael assinaram o termo de posse durante a Sessão Solene da Corte, que ocorreu de forma virtual. Os três servidores foram aprovados em concurso público regido pelo Edital n. 27/2017-TJAM, cujos respectivos Atos de nomeação (n. 371, 372 e 373) foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do último dia 10 de junho.
A posse foi realizada pela desembargadora Carla Reis, presidente em exercício do TJAM, que destacou Eunilton, Nilo e Michael tomam posse em um momento único e especial. “Certamente essa posse nos marcará pelo resto de nossas vidas. A partir de agora, integrarão o Poder Judiciário do Amazonas, um Estado com características próprias e continentais. Senhores, sim e não são fórmulas extremas no julgamento dos juízes. Desejo que os colegas empossados sejam muito felizes e atendam o anseio da sociedade”, disse.
O juiz empossado do TJAM, Eunilton Peixoto, também afirmou que os três estão vivendo um momento de alegria com a posse na Justiça do Amazonas. “Teremos experiência de vida profissional e pessoal. Conviveremos com o modo de vida amazonense, dos povos indígenas e dos ribeirinhos”, discursou Peixoto, que se emocionou durante o discurso de posse.
De acordo com o juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), foi uma honra saudar os novo colegas que foram empossados na Justiça do Estado.
“Nosso tribunal é reconhecido nacionalmente. Nosso acervo processual funciona em ambiente virtual com eficiência e celeridade. A função que os colegas assumem é da mais alta responsabilidade. A conjuntura atual está impregnada em um grau maior do nosso tempo”, afirmou o presidente da Amazon.
O desembargador José Ribamar de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), ressaltou que os três vão servir o judiciário e a nação. “Precisamos desenvolver a empatia e resolver os problemas das pessoas. O juiz está sujeito a diversos sentimentos e emoções, que influenciam as suas decisões, sua forma de pensar e de agir. Desejo aos magistrados a compreensão que o direito exige, ou seja, estudo e empatia”, frisou.
Autoridades
Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativo do Amazonas (ALEAM), deputado Roberto Cidade; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro; o procurador-geral do Município, Marco Aurélio Choy, representando a Prefeitura de Manaus; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg), Marcelo Lima Filho, dentre outros.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário