AO VIVO
Economia - 16 de dezembro de 2023
Foto: Reprodução/internet

Indicação de Dino ao STF foi política e não técnica, aponta analista

O professor e analista político Anderson Fonseca conversou com O Poder a respeito do contexto em torno da indicação do presidente Lula, que levou Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Por: Filipe Távora
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

“É um indicação mais voltada para o lado político do que técnico”. A declaração é do professor e analista político Anderson Fonseca em referência à indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Fonseca conversou com o site O Poder neste sábado (16) a respeito do novo membro da corte suprema, que assume vaga em meio à reprovação de parte da população.

Fonseca crê que a decisão do presidente da República foi tomada devido aos atrativos da carreira de Dino como político, mais do que em decorrência dos méritos jurídicos dele.

“Ele foi magistrado no início de sua carreira, depois se transformou em político. Houve esse mote na hora em que o presidente Lula fez essa indicação, até porque outros nomes cotados são de expoente jurídico atual muito mais presente na comunidade jurídica do que Dino, que tem seu mérito, mas escolheu uma carreira política. Questão é saber se ele vai saber retirar a roupa do político e vestir a toga do magistrado ou se vai usar o STF para continuar a política, principalmente daquele que o colocou nesse lugar”, declarou.

Durante discurso feito na 4ª Conferência Nacional da Juventude, Lula afirmou que estava feliz por colocar um “ministro comunista” no STF. A fala foi proferida na quarta-feira (13). A indicação do presidente foi feita em novembro, mesmo período em que Lula também indicou o subprocurador-geral Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR).

No dia 10 de dezembro, manifestantes bolsonaristas protestaram, em São Paulo e Brasília, contra a indicação de Dino. Em vídeo gravado para convocar pessoas aos protestos, Carla Zambelli (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e o pastor Silas Malafaia pediram que o Senado vetasse a indicação de Lula.

 

Opinião popular

Dino exerceu mandato na Câmara dos Deputados entre 2007 e 2011. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) entre 2011 e 2014, na primeira gestão de Dilma Rousseff (PT). Elegeu-se governador do Maranhão em 2014, sendo reeleito em 2018.

Questionado sobre as possíveis repercussões que a reprovação sofrida por Dino possam ter na permanência dele no cargo, Fonseca afirmou crer que a opinião popular não poderá obstar o novo ministro em nenhuma aspecto.

“Se a reprovação popular realmente houvesse sido ouvida, ele não teria sido sabatinado e aprovado pelo senado federal. Pouca diferença vai fazer naquilo que já está decidido. Temos vários exemplos de ministros que tiveram e tem reprovação popular, como: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski”, disse.

Dino foi aprovado pelo Senado no dia 13 deste mês, com 47 votos a favor, 31 contra e 2 abstenções. Dino ocupará cadeira deixada por Rosa Weber, que se aposentou da corte em setembro.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

30/08
11:56

EMERGÊNCIA AMAZONAS

O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.

30/08
11:53

IMPUGNAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral solicitou a impugnação das candidaturas do Partido Liberal (PL) em Itamarati para as eleições de 2024, alegando descumprimento da cota de gênero de 30% para mulheres, conforme a Lei nº 9.504/97. O promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros destacou que a não conformidade pode invalidar todas as candidaturas proporcionais do partido. O caso está agora sob análise da Justiça Eleitoral.

30/08
11:51

PENALIDADE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) multou Francisco Jesus da Costa Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Envira, em mais de R$ 13,6 mil por irregularidades em 2022, incluindo a contratação de um pregoeiro fora do quadro de pessoal e licitações com indicação de marca. Silva tem 30 dias para pagar ou recorrer. A atual gestão deve corrigir essas práticas e seguir as normas de contratação e fiscalização.

30/08
11:50

VOTAÇÃO DIFERENCIADA

Onze municípios do Amazonas terão horário de votação diferenciado devido ao horário oficial de Brasília. A votação iniciará às 6h e encerrará às 15h, diferenciando-se em duas horas do horário oficial nacional, conforme o artigo 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024. Os municípios são Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

28/08
16:49

VOLTA AO MUNDO

Em 2024, o presidente Lula percorreu 65,6 mil km em viagens internacionais, o que corresponde a mais de uma volta e meia ao redor do mundo. Após uma visita a Santiago, no Chile, onde foi vaiado, ele acrescentou 5,2 mil km à sua quilometragem. Lula não visitou a Argentina desde a eleição de Javier Milei, mas concentrou-se em países vizinhos como Colômbia, Paraguai, Bolívia e Chile. A quilometragem não inclui a viagem da primeira-dama, Janja, a Paris para as Olimpíadas.

 

Ver mais >>

Programas