Depois do temporal que o Governo Federal causou ao limitar os juros dos empréstimos consignados aos aposentado, – os bancos privados e por último até os bancos públicos, Caixa Econômica e o Banco do Brasil -, suspenderam essa forma de empréstimos.
A idiotice do governo colapsou a oferta de crédito ao mercado, principalmente com as lembranças das estripulias da lojas Americanas, mesmo sendo os consignados de menor impacto é um importante mecanismo de oferta de crédito.
Com a segurança da liquidez assegurada pelo desconto automático nas contas dos tomadores desse tipo de empréstimo. É um estimulador do consumo individual do cidadão que movimenta o mercado de forma significativa.
Essa limitação dos juros cobrados nos consignados, somado a perspectiva dos indicadores econômicos nos dois meses e meio do atual governo de Lula indicando piora na economia do país, ainda mais pela sua vontade de gasta indicam cenários sombrios no futuro.
O mercado de crédito se retrai e a oferta de crédito diminui, consequentemente os juros sobem, a inflação sobe. Não adianta olhar pra trás, “olhar pelo retrovisor “. Tem-se que olhar a estrada a frente, os dados já aconteceram.
Lembra-se da velha máxima na economia: “- o capital é covarde!”
ATENÇÃO: O texto acima é de caráter opinativo, logo, as informações e crenças expressas nele não refletem essencialmente o pensamento do site O PODER e são de inteira responsabilidade de seus autores.