“o grupo Simões investirá até o projeto concluído mais de 570 milhões de reais”
A informação consta na página do Portal Remanso Digital seguida de um vídeo de 16 segundos, datado de 10 de julho de 2022, mostrando o avanço das obras no Distrito do Novo Remanso no município de Itacoatiara, na região metropolitana de Manaus, capital do Amazonas.
O Portal noticia também que “o grupo Simões investirá até o projeto concluído mais de 570 milhões de reais”, o fato é que a “geração de empregos já fazem a diferença na vida dos comunitários”. A realidade, segundo o Portal Remanso Digital, é que “falta capacitação para nossos profissionais e força de vontade de estudar”, depois de toda esta louvação a construção da obra, o repórter conclui que “Novo Remanso será uma cidade próspera”, em outras palavras, o que falta por aqui, segundo Portal é “falta de liberdade política”.
BURACO É MAIS EMBAIXO: A matéria do Portal Novo Remanso “bota gasolina no paiol” foi o que nos disse um dos nossos interlocutores. O mais grave de tudo é que ele responsabiliza o povo, os comunitários da sua própria situação, “como se eles tivessem acesso às políticas públicas e escolhessem não estudar, trabalhar e viver dignamente, este cabra tá vesgo ou taparam os olhos dele”.
GRANDE NEGÓCIO: A movimentação portuária na Região Norte do país foi destaque regional no ano de 2022. É o que mostra o balanço anual do Estatístico Aquaviário de 2022 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). É neste filão que a empresa Terminal Portuário Novo Remanso S.A está navegando almejando lucros e dividendos. A questão básica é que nos termos do EIA/RIMA, a empresa tem uma grande dívida com os comunitários e também com o meio ambiente como corpo vivo a reclamar direito. E uma das preocupações que pude registrar é com o pescado será que o peixe vai rarear, perguntava o pescador Diquinho e ele mesmo responde: “ Vamo ver, aquela região toda do Amatari é muito rica no pescado… passagem da piracema, vamo ficar de olho”.
ATENÇÃO: O texto acima é de caráter opinativo, logo, as informações e crenças expressas nele não refletem essencialmente o pensamento do site O PODER e são de inteira responsabilidade de seus autores.