Manaus-AM- A deputada estadual Joana Darc (PL) defende a construção de um abrigo público para receber animais vítimas de maus-tratos, que é um dos crimes mais registrados pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema), no Amazonas. De acordo com a parlamentar, a falta de um abrigo público é hoje o maior problema enfrentado pela Dema, uma […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM- A deputada estadual Joana Darc (PL) defende a construção de um abrigo público para receber animais vítimas de maus-tratos, que é um dos crimes mais registrados pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema), no Amazonas.
De acordo com a parlamentar, a falta de um abrigo público é hoje o maior problema enfrentado pela Dema, uma vez que após a averiguação de denúncias, os animais devem ser retirados dos seus tutores. Joana Darc, que é conhecida por seu trabalho em defesa da causa animal, destaca que essa reunião é mais um dos grandes avanços que a causa conquista este ano.
Ainda de acordo com a deputada, apesar de existir legislação que pune com prisão e multa, ainda há limitação na atuação da delegacia.
Desta forma, Joana Darc irá propor ao governador Wilson Lima a inclusão de um médico veterinário na equipe da Dema, para formalizar os laudos da fauna vitimada, a criação de um abrigo temporário para os animais resgatados nessas situações e ampliação do funcionamento da delegacia para 24 horas por dia.
Na manhã dessa quinta-feira (20), a deputada participou de reunião na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil do Amazonas, localizada no conjunto Shangrilá IV, bairro Parque Dez, zona centro-sul, com a participação da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa – CPAIP e ONGs de proteção animal da cidade para tratar sobre as melhorias nas denúncias de maus-tratos contra animais.
“A Dema e o Batalhão Ambiental são grandes parceiros no trabalho em prol dos animais. Estive aqui (reunião) para ouvir as demandas e necessidades deles e já irei encaminhar todas as solicitações ao governador Wilson Lima, que tenho certeza, atenderá de imediato. Nenhum animal pode viver em situação de maus-tratos, por isso, essa é uma pauta prioritária do meu mandato”, apontou a parlamentar.
No âmbito legislativo, Joana vem se destacando no combate à violência contra os animais. Uma lei de sua autoria que entrou em vigor recentemente, obriga os autores de maus-tratos a pagarem pelo tratamento médico veterinário da fauna vitimizada. Há em tramitação ainda um outro Projeto de Lei que pune com sanção administrativa e multa de até R$50 mil os autores desta prática criminosa.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reiterou seu compromisso com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus durante um jantar de confraternização realizado na quarta-feira, 18 de dezembro. No encontro, Lima enfatizou a continuidade dos esforços para melhorar a qualidade de vida da população da capital em 2025, destacando a importância da parceria com os parlamentares municipais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para apurar possíveis práticas de nepotismo e improbidade administrativa na Prefeitura de Rio Preto da Eva. A investigação concentra-se na nomeação de Iuri Freitas de Souza, ligado ao prefeito Anderson Sousa (União Brasil), sob suspeita de violar a legislação que proíbe o nepotismo em cargos públicos.
Em dois anos, a avaliação positiva do trabalho do presidente Lula caiu de 43% para 27%, segundo levantamento do PoderData. A pesquisa também revelou que 33% consideram seu desempenho ruim ou péssimo, enquanto 35% o avaliam como regular. Outros 4% não souberam responder.
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu o Concurso Público nº 01/2024 da Prefeitura de Barcelos após denúncia de irregularidades. Apesar da suspensão por medida liminar, o prefeito Edson Mendes (MDB) deu continuidade ao concurso, descumprindo a determinação judicial.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a prefeita eleita de Maués, Macelly Veras, foi diplomada e está apta a assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com mais de 16 mil votos, ela faz história como a primeira mulher eleita para comandar a “Terra do Guaraná”. Macelly reforçou a parceria entre o Executivo e o Legislativo e enfatizou o papel central da população em seu mandato. Junto com seu vice, Paulo PP, Macelly prometeu iniciar uma nova história para Maués, com dedicação e compromisso nos próximos quatro anos.
Deixe um comentário